sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Hoje é o último dia para Atualização cadastral do Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família têm até hoje (31) para enviarem as informações para atualização cadastral na Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas). Em Teresina, até a última sexta-feira (17), faltavam cerca de 12 mil famílias atualizarem os dados.  
Beneficiária do Bolsa Família
Segundo a secretária Graça Amorim, as atualizações são referentes à condicionalidade Saúde. “Ao todo tínhamos 57.826 beneficiários com dados desatualizados no que diz respeito à saúde, mas conseguimos recadastrar 80% deste número. Temos cerca de 12 mil famílias ainda a cadastrar”, informa.  
Secretária da SEMTCAS Vereadora Graça Amorim
De acordo com a secretária, as famílias selecionadas para a revisão cadastral receberam avisos nos extratos bancários emitidos junto ao pagamento do benefício do Programa Bolsa Família. “Caso não tenham sido convocados, os beneficiários devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência e solicitar a atualização de seus dados”, observa.
As famílias que não se cadastrarem terão seus benefícios bloqueados. “O dinheiro é depositado na conta do beneficiário, mas só poderá ser retirado se a atualização for feita”, acrescenta Graça Amorim.

ACOMPANHAMENTO - Durante a avaliação nutricional das crianças feita este ano, através de pesagem e medição, ficou constatado que mais de 80% das 5,7 mil crianças atendidas alcançaram os parâmetros adequados da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à situação nutricional, contudo 12,4% saíram da faixa de desnutrição para o excesso de peso.
Equipe do PSF realizando Peso e Medida
Para controlar esse desvio nutricional, a Fundação Municipal de Saúde -FMS, por meio da Gerência de Ações Programáticas, realiza um trabalho de orientação e divulgação, entre as famílias, através das Equipes de Saúde da Família e nutricionistas, de medidas para adoção de hábitos alimentares saudáveis.
O Programa Bolsa Família destina mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão a famílias com renda per capita de até R$ 140,00, em todo o país. Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar dados como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos. 



Mais informações: SEMTCAS
Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social

Rua Firmino Pires, 121 – centro
CEP: 64.000-070 - Teresina-PI
(86) 3215–7587 / 32157485
Fax: (86) 3215-7586
semtcas@gmail.com

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PROJETO GARANTE PASSE ELETRÔNICO PARA MENORES DE 6 ANOS

As cenas de crianças que passam por baixo da catraca dos ônibus coletivos em Teresina estão com os dias contados. A Prefeitura de Teresina vai incluir essas crianças na emissão de passes eletrônicos . 

Pessoas com deficiência que são beneficiadas com o passe livre precisam trocar a carteira por um cartão eletrônico. O procedimento de substituição foi iniciado hoje (20) e está sendo realizado pela Prefeitura de Teresina. Quem requisita pela primeira vez o passe livre járeceberá o cartão magnético. Os cartões antigos devem ser substituídos de acordo com um cronograma estabelecido pela Prefeitura. O passe eletrônico permite o acesso gratuito para o usuário e para seu acompanhante.
Crianças que tem até seis anos e que passam por baixo ou por cima da catraca deverão receber o passe.. “Essas crianças já não pagam passagem e, com o cartão magnético, poderão passar na catraca com menos trabalho, o que dará mais conforto a elas e aos responsáveis que as acompanham, além de facilitar o tráfego de usuários dentro do coletivo”, disse a secretária lembrando que o prazo de validade do cartão vai permitir o controle do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT). “A validade do cartão termina quando a criança completar sete anos”, diz a secretária Graça Amorim. 
Secretária da SEMTCAS Vereadora Graça Amorim
Os cartões estão sendo expedidos na sede da SEMTCAS em um processo bastante rápido. O SETUT disponibilizou uma funcionária para realizar a confecção do cartão. Na mesma hora é tirada a foto do usuário e a pessoa já vai para casa com o cartão.

O cronograma de substituição do passe livre das PCD’s começou hoje (20) e vai até o dia 4 de março para todas as pessoas que se cadastraram no serviço de gratuidade em 2010. Após o atendimento desses usuários, será feito novo cronograma para os cadastros anteriores a 2010.

Cronograma:

MÊS DE CADASTRO – ANO 2010 PRAZO PARA SUBSTITUIÇÃO

Outubro...........................................................27 a 30 de dezembro

Setembro.........................................................3 a 07 de janeiro.

Agosto.............................................................10 a 14 de janeiro

Julho................................................................17 a 21 de janeiro

Junho...............................................................24 a 28 de janeiro

Maio................................................................31 de janeiro a 4 de fevereiro

Abril.................................................................7 a 11 de fevereiro

Março..............................................................14 a 18 de fevereiro

Fevereiro..........................................................21 a 25 de fevereiro

Janeiro.............................................................28 de fevereiro a 4 de março .



Matéria de Cínthia Lages
Publicada no meionorte.com
Fonte: PMT

O TRIUNFO DA VONTADE

Secretária da SEMTCAS Vereadora Graça Amorim 
Que as mulheres estão virando o jogo a seu favor, isso é um fato. Hoje a mulher está em toda parte, cada vez menos no lar, onde antes elas viviam confinadas. Cabendo a essa cidadã tida pelo homem de então, como sendo de segunda categoria, ser a "rainha do lar". Uma condição que as mulheres minimante inteligentes não aceitavam. As Forças Armadas foi à última cidadela a ser conquistada pelas mulheres no Brasil.

A mulher mariazinha, do tipo submissa, essa não existe mais. Em substituição a essa mulher frágil, sem opinião e sem vontade, surgiu outra mulher que renega a sua antiga condição e encara a sua relação hoje com homem, de parceria, onde o casal divide responsabilidades e não existe mais aquela coisa de homem cabeça da família e de único provedor do lar. Hoje em dia, a mulher trabalha fora e isso obriga muitas das vezes o homem a assumir funções domésticas, que antes só cabia a mulher executar.

Aos poucos as mulheres vão se impondo, mostrando ao próprio homem, que elas são capazes, determinadas e estão se habilitando cada vez mais para competir de igual para igual como homem, seja no mercado de trabalho ou em qualquer outra atividade.

No estado do Piauí, existe uma mulher que encara muito bem o perfil dessa nova mulher que o século XX pariu. Essa mulher, primeiro venceu as adversidades por ter nascido num lar pobre e no interior, de onde teve que migrar para poder estudar e vencer na vida. Ela estudou e se formou em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), depois de formada ingressou no antigo Banco do Estado do Piauí, no seu departamento jurídico (banco esse hoje incorporado ao Banco do Brasil).

Depois de bem sucedida na carreira bancária e como advogada militante, essa mulher piauiense resolveu ingressar na carreira política, vindo a se eleger vereadora por duas vezes. Hoje essa mulher múltipla, se transformou numa das maiores lideranças políticas de Teresina e porque não dizer do seu estado?

Estou me referindo à vereadora e secretária da SEMTCAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social), a Dra. Graça Amorim. Uma política que consegue falar a língua do povo, ou seja, falar de um modo que ela seja entendida por quem a ouve falar em qualquer lugar. E isso só consegue os grandes tribunos, porque discursar num ambiente acadêmico, não é a mesma coisa que discursar na periferia e isso ela consegue fazer muito bem. É como se ela se transformasse num passe de mágica, numa pessoa igual a aquelas a quem ela se dirige em determinado momento.    

Como se não bastasse a ela, só o fato de ser uma mulher muito inteligente e muito determinada, veio se somar a todas essas suas qualidades, o carisma, tão necessário para quem deseja ingressar e ser bem sucedido na vida política (pública). Ela conseguiu reunir numa só pessoa, todas essas grandes qualidades.

Eu passei a minha vida inteira ouvindo a seguinte frase: "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher". No caso da Dra Graça Amorim, esse ditado popular 'machista' se inverteu, porque ela tem um grande marido, no caso, o Dr. Jorgeney Amorim (um brilhante e muito competente advogado sanjuanense), que nunca se sentiu incomodado com o enorme sucesso da sua esposa. Muito pelo contrário, ele funciona nos bastidores como seu maior incentivador. 

.                                                                                                             (Severino Neto)

Fonte: severino-neto.blogspot.com
Autor: Severino Neto
Imagem: Leilane Nunes do Cidadeverde.com


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA AMORIM

Vereadora e Secretária da SEMTCAS Graça Amorim


Data Nascimento: 21/7/60
Filiação: Isaias Vieira da Silva e Francisca Antônia Pacheco.
Cidade onde nasceu: Oeiras-PI
Estado Civil: Casada
Profissão: Advogada.

EXPERIÊNCIAS:

- Diretora Administrativa e Financeira da Secretaria da Administração do Estado do Piauí.
- Secretaria Geral da Junta Comercial do Estado do Piauí
- Presidente da CEASA-PI
- Conselheira da OABIPI.
- Diretora Financeira da OAB/PI
- Advogada do BEP, onde exerceu além de outras chefias, a função de chefe do Departamento Jurídico.
- Advogada militante nas áreas cível, trabalhista, dentre outras.
- Vereadora de Teresina - mandato de janeiro/2005 a dezembro/2012
-Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assietencia Social - de janeiro de 2009 à Dezembro de 2012
E-mail: gracaamorim@camarateresina.pi.gov.br
VEREADORA GRAÇA AMORIM
Trabalho, Cidadania e Assistência Social