
A construção do galpão representa o cumprimento de mais uma etapa do projeto, além de mais uma vitória para os moradores da Vila São Francisco e Parque Dagmar Mazza, que hoje se sustentam da atividade no aterro sanitário.

Ela ainda enfatizou que o projeto vai proporcionar a independência dos atravessadores, que é uma das maiores queixas dos profissionais que trabalham no aterro. "Eles vão ser o seu próprio patrão e ficar com o lucro que antes era dado aos atravessadores porque a cooperativa vai consolidar a relação entre eles e as empresas de reciclagem", acentua a secretária.
Graça adiantou que haverá a inclusão dos catadores de lixo no Programa Minha Casa, Minha Vida. Dessa forma, eles poderão, através dos recursos do programa, ter a sua casa reformada. "Além da cidadania que é dada aos catadores através da profissionalização da atividade que desenvolvem, eles vão ter uma casa digna para viver com a família", disse.
O DRS distribuiu roupas e equipamentos como luvas, botas, máscaras e capacetes para desenvolverem as atividades com mais segurança. O projeto teve início EM 2009 com a capacitação nas áreas de Líder Cidadão, Coleta Seletiva, Associativismo e Cooperativismo, Planejamento Cooperativista e Relações Humanas.
Além da qualificação, o DRS também promove ações de saúde e inclusão digital dos catadores e suas famílias, através de dois telecentros instalados na sede da associação de moradores da Vila São Francisco Sul e Parque Dagmar Mazza.
O DRS é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social(SEMTCAS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOPI), Organização das Cooperativas do Estado do Piauí (OCEPI), Correios, Caixa Econômica Federal e Associação de Moradores da Vila São Francisco e Parque Dagmar Mazza. GRAÇA AMORIM
Vereadora e Secretária da SEMTCAS
Mais informações:
SEMTCAS
Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social
Rua Firmino Pires, 121 – centro
CEP: 64.000-070 - Teresina-PI
(86) 3215–7587 / 32157485
Fax: (86) 3215-7586
semtcas@gmail.com
SEMTCAS
Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social
Rua Firmino Pires, 121 – centro
CEP: 64.000-070 - Teresina-PI
(86) 3215–7587 / 32157485
Fax: (86) 3215-7586
semtcas@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário